Muita gente lê e escuta sobre o chamado jogo AAA ou Triple A, mas você sabe o que significa a expressão?
Marcelo Jabulas | @mjabulas – Games são diferenciados por categorias, estilos, plataformas, franquias e estúdios. RPG, Adventure, FPS, Nintendo, Sega, Bethesda, Xbox, DualShock são expressões comuns. Mas o que significa jogo AAA, que também é conhecido como Triple A?
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A expressão é uma referência ao tamanho do orçamento empenhado em uma produção. Um jogo AAA ou Triple A é um game que demanda investimento muito alto, com cifras de milhões de dólares.
O termo é antigo, e já adotado desde do século 19 para classificar níveis de patrimônio e até mesmo degraus de investimento de ferrovias na América do Norte. A expressão voltou a ser empregada nos anos 1940 no basebol, para classificar as ligas de acesso das franquias. Algo parecido com o time juvenil de um clube de futebol.
Na indústria de jogos, a expressão passou a ser adotada no final dos anos 1990. O sentido era parecido com as classifições do século 19, relacionada ao valor investido.
A necessidade de empregar o termo se deu pelo avanço técnico das produções. Se nos anos 1970 bastava um único programador para criar um jogo de Atari 2600, com a chegada de consoles da quinta geração como PlayStation, Sega Saturn e Nintendo 64, o sarrafo subiu, e muito.
Games mais realistas demandaram a contratação de profissionais capazes de captar movimentos e cenas reais. Atores de cinema e roteiristas passaram a fazer parte do time de produção. Estúdios, locações e até laboratórios de engenharia passaram a ser requisitados nas produções.
Assim, se um game demandava meia dúzia de profissionais passou a exigir um verdadeiro exército. Basta ser paciente para assistir aos letreiros de créditos no final de um jogo como Call of Duty, Red Dead Redemption ou The Last of Us.
Assim, o título AAA ou Triple A significa um game caro de ter sido produzido. Geralmente essas produções têm distribuição Third Party, ou seja, um jogo que tem edições para diferentes plataformas, como por exemplo PC, PS5, Xbox Series X/S e Nintendo Switch.
Afinal, quanto mais plataformas disponíveis, maior o público alvo e segurança de retorno do investimento. Franquias como Far Cry, Call of Duty, Battlefield, Resident Evil, Red Dead e GTA se encaixam nessa estratégia.
No entanto, também há produções e franquias Triple A que são exclusivas, como Super Mario, Gran Turismo, Forza, Halo, Gears of War e God of War. Nesse caso, elas são planejadas para valorizar a plataforma e alavancar vendas de consoles.
Jogos AAA (Triple A) mais caros
Orçamentos de um jogo Triple A ou AAA superam cifras de milhões de dólares. Confira os games mais caros já produzidos, considerando desenvolvimento e marketing.
- Dead Space 2 (2011) – US$ 120 milhões
- Halo 2 (2004) – US$ 120 milhões
- Destiny (2014) – US$ 140 milhões
- Final Fantasy VII (1997) – US$ 145 milhões
- Marvel’s Avengeres (2020) – US$ 170 milhões
- Star Wars: The Old Republic (2011) – US$ 200 milhões
- Call of Duty: Modern Warfare 2 (2009) – US$ 240 milhões
- Grand Theft Auto V (2013) – US$ 265 milhões
- Cyberpunk 2077 (2020) – US$ 316 milhões
- Red Dead Redemption 2 (2018) – US$ 540 milhões
Jogo Triple AAA é garantia de sucesso?
Boa parte do orçamento é destinado a ações de marketing. Para se ter uma ideia Call of Duty: Modern Warfare 2 precisou de “apenas” US$ 50 milhões para ficar pronto, mas a Activision gastou outros US$ 200 milhões para divulgar o game. Ninguém precisa dizer que o MW2 é foi um sucesso absurdo.
Por outro lado, há grandes apostas que se tornam grandes fiascos. O caso mais emblemático foi com Cyberpunk 2077. A pressão para o lançamento do game, que já estava com cronograma atrasado, foi um verdadeiro tiro no pé. O game custou mais de US$ 300 milhões, mas chegou com tantos erros que a PSN chegou a remover o game para PS4 do catálogo.
As cópias físicas foram vendidas por um quinto do preço poucos meses após o lançamento. Mesmo assim, o game amealhou cerca de 15 milhões de cópias vendidas.
Por outro lado, GTA IV custou US$ 250 milhões e se tornou uma mina de dinheiro. Com 25 milhões de cópias vendidas, o game arrecadou US$ 2 bilhões para os cofres da Take Two. Red Dead Redemption 2, custou o dobro, mas também venceu muito bem, perto das 40 milhões de cópias.
O recorde de investimento deverá ser batido com GTA VI. É estimado que o game atinja o custo de US$ 2 bilhões. A produção deverá estrear no segundo semestre de 2025. E a julgar pelo desempenho de seus antecessores, deverá encher as burras da Take Two mais uma vez.
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