30 anos de Super Star Wars: The Empire Strikes Back

Compartilhe esse conteúdo

Publicado no final de 1993, Super Star Wars: The Empire Strikes Back deu continuidade à saga de Luke no Super Nintendo

EMPIRE STRIKES BACK
Game retrata momentos do longa-metragem em ordem cronológica

Marcelo Jabulas | @mjabulas – Star Wars é um fenômeno da cultura pop e redefiniu o universo da ficção. A trilogia original é considerada um clássico e episódio cinco, O Império Contra-Ataca (1980) é considerado o melhor filme de toda franquia. E claro que os filmes não ficariam de fora dos games e Super Star Wars: The Empire Strikes Back é um clássico.

O game chegou ao mercado no final de 1993, como sequência direta de Super Star Wars, publicado em novembro de 1992. O game manteve a estética do primeiro game, assim como elementos de jogabilidade e estilo visual.

EMPIRE STRIKES BACK
Luke e seu inseparável sabre de luz

O roteiro segue a narrativa do filme, uma vez que o longa já tinha estreado há 13 anos. O game começa com a droids de reconhecimento do Império varrendo a galáxia, inclusive o planeta gelado que servia de base da Aliança Rebelde, após a destruição da Estrela da Morte.

CONFIRA AQUI:

O jogador mais uma vez assume o papel de Luke, que segue o rastro de um suposto meteorito. No entanto, tudo isso é salpicado de ação, com o pretenso jedi lutando contra criaturas locais.

O jogo oferece recursos visuais interessantes, com direito a animações e o uso do chip gráfico Mode7, com seus efeitos de zoom, espetaculares para a época.

Animações enriqueciam a carga dramática do jogo

A qualidade de áudio também impressiona. O pessoal da LucasArts sempre criterioso com a sonorização de seus projetos, com direito ao sistema THX. Para Super Star Wars: The Empire Strikes Back, ela aplicou audio estéreo com saída nos televisores, que era surpreendente para a época.

Como jogar Super Star Wars: The Empire Strikes Back?

Para jogar Super Star Wars: The Empire Strikes Back não é necessário um grande esforço. A ROM roda fácil em qualquer emulador de Super Nintendo, inclusive para dispositivos Android.

Jogabilidade é a mesma de Super Star Wars

Quem quiser uma experiência mais refinada, pode tentar garimpar um cartucho. Em sites como Mercado Livre é possível encontra um cópia com valores entre R$ 35 e R$ 200. O preço vai depender do estado de conservação e originalidade da fita.

Vidas extras Super Star Wars: The Empire Strikes Back

O game tem uma falha logo na primeira fase, após Luke pegar a montaria. No primeiro precipício, o jogador dever se direcionar para a esquerda. Ele irá flutuar no ar. Basta começar a aplicar golpes com sabre que vidas e upgrades irão surgir.

Basta descer pelos degraus invisíveis e coletar o máximo de visas que puder. Ao final, o jogador irá perder a vida e os upgrades, mas as vidas extras serão contabilizadas. Repita a manobra quantas vezes achar necessário para avançar sem medo de zerar as vidas.


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.