Marcelo Jabulas | @mjabulas – Pode parecer piegas, mas é fato que os clássicos não envelhecem. E a prova disso é “Super Mario Kart”, game de Super Nintendo, publicado de agosto a outubro de 1992 e que, mesmo depois de 30 anos, figura em incontáveis listas dos melhores jogos de todos os tempos.
E não é exagero! “Super Mario Kart” é um game atemporal, de estética impecável, capaz de atravessar gerações e ainda se manter atual, graças a combinação de uma jogabilidade simples e uma solução visual genial: não ser realista.
CONFIRA AQUI:
- Nintendo Switch Lite e toda infância no bolso
- After Burner chega aos 35 inteirão como Tom Cruise
- Street Fighter chega aos 35 anos como pai dos jogos de luta
O game foi desenvolvido por Shigeru Miyamoto, criador de “Super Mario Bros” e das principais franquias exclusivas da Nintendo. Reza a lenda que Miyamoto queria produzir um novo jogo de corrida utilizando elementos aplicados em “F-Zero”.
O game de corridas futurista tinha estreado meses antes, praticamente junto com o lançamento do Super Nintendo. Na época “F-Zero” queria mostrar o futuro dos jogos de corrida e também o poderio do SNES, com uso do modo gráfico Mode 7, que permitia aplicar zoom, rotação de tela e efeitos tridimensionais nos jogos. Recursos impossíveis nos games “chapados” da época.
A ideia era produzir um jogo de kart para dois jogadores simultâneos. E quando surgiram os primeiros protótipos do game os designers perceberam que a cabeça dos pilotos estava desproporcional ao restante do conjunto. Foi daí que surgiu o estalo de utilizar o elenco da franquia “Mario Bros”.
Talvez se o game tivesse pilotos cabeçudos e genéricos, certamente seria apenas mais um jogo de corridas. Mas a inclusão de “Mario” deu liberdade para explorar uma produção visual caricata, colorida e inocente.
Personagens de Super Mario Kart
A forma como o jogo foi desenhado permitiu utilizar elementos retirados dos títulos da série, assim como a temática das fases. Os nomes dos torneios foram inspirados nos power-ups: cogumelo, flor de fogo e a estrela, geraram um vínculo imediato com os fãs de Mario. Isso sem contar com os personagens Mario, Luigi, Princess Peach, Toad, Koopa Troopa, Bowser, Yoshi e Donkey Kong. O gorilão foi o primeiro rival de Mario, quando o bombeiro era apenas um coadjuvante.
A jogabilidade de “Mario Kart” não foge à regra de nenhum game de corridas do tipo arcade. É bem simples, basta acelerar e frear. No entanto, adiciona pulo e também poderes, como uso de cascos de tartarugas, cascas de banana para utilizar contra os adversários.
O game tem um recurso legal: quando apenas um jogador está na partida, a tela inferior exibe o mapa da prova, com a posição dos pilotos, ou um retrovisor. Assim, é possível ver se tem um rival colando ou até mesmo armando uma armadilha.
Tudo isso fez com que o “Mario Kart” se tornasse um sucesso imediato. Um game que se tornou uma franquia paralela de “Mario Bros” e que fez com que outros estúdios copiassem seu modelo. “Mega Man”, “Crash Bandcoot”, “Sonic” e outras franquias populares também receberam seus jogos “tipo Mario Kart”. Um clássico.
Como jogar?
Jogar “Super Mario Kart” não é problema. Quem não quiser garimpar um cartucho no mercado de usados, pode assinar o pacote de consoles antigos para Nintendo Switch, ou apelar para a emulação em computadores ou smartphones Android.