Super Mario Bros 3: 35 anos do clássico do NES

Compartilhe esse conteúdo

Lançado em 23 de outubro de 1988, “Super Mario Bros 3” é apontado como o melhor título da franquia

Super Mario Bros 3
Tela de abertura revela o palco teatral que compõe a estética de Super Mario 3

Marcelo Jabulas | @mjabulas – Super Mario é um dos personagens mais populares da indústria de games. Surgiu no início dos anos 1980 como figurante no arcade “Donkey Kong” e protagonizou seu primeiro jogo num simplório título de duelo de plataforma. Mas foi com “Super Mario Bros” e posteriormente “Super Mario Bros 3”, que a franquia se tornou um fenômeno global.

O terceiro game da série estreou em 23 de outubro de 1988, apenas para o mercado japonês. Ele levou dois anos para chegar ao mercado norte-americano e três para estrear na Europa. Reza a lenda que na época havia uma crise no mercado de chips ROM, devido a explosão dos consoles domésticos como o NES e Master System.

CONFIRA AQUI:

Super Mario Land: a aventura monocromática do Game Boy
Retrô – Super Mario Bros 2 e a incrível gambiarra da Nintendo
Oldies – relembre Super Mario Bros (SNES)

O game coloca o jogador no mesmo universo do primeiro “Mario”, em que o encanador italiano deve conter a horda de Bowser. Dividido novamente em oito mundos, o Mario deve percorrer as fases de cada mapa até chegar ao castelo dominado pelos asseclas da tartaruga cuspidora de fogo.

Jogabilidade do Mario 3

“Super Mario Bros 3” é um clássico jogo de aventura em estilo plataforma. O deslocamento lateral para a direita foi preservado. Mas o título trazia um elemento revolucionário, a opção de exploração vertical.

O traje do guaxinim permite que Mario possa voar e deslocar verticalmente pelo cenário

Para isso, Mario aprendeu a voar. O game adicionou, além do cogumelo vermelho e a flor de fogo, um folhinha. Ela adiciona um rabo de guaxinim ao bombeiro. Com ela, ele pode tomar impulso e voar.

Um lance interessante é que o game permite diferentes caminhos pelo mapa, assim como entrar em fases já vencidas. Isso torna “Mario 3” um game não linear.

Super Mario Bros 3
Cenários de Super Mario Bros 3 foram inspirados na cenografia de um teatro

O título também conta com as práticas Warp Zones. São aqueles tubos que permitem pular mundos. Para isso é preciso usar uma flautinha mágica.

Visual de Super Mario Bros 3

Super Mario Bros 3
Castelos dos cupinchas do Rei Koopa estão em todos os mapas

Um dos pontos fortes de “Super Mario Bros 3” é seu visual. O game tem uma estética teatral. A apresentação do game é um palco e os elementos chapados representam a cenografia de uma peça. Cabos, fios, painéis e itens “desenhados” criam o visual. Ao final de cada fase, Mario (ou Luigi) sai pela coxia.

All-Stars

SUPER MARIO ALL-STARS

“Super Mario Bros 3” foi reeditado em 1993 para Super Nintendo. O game faz parte da coletânea “Super Mario All-Stars”, que adiciona todos os quatro títulos do Nintendinho.

Onde jogar Super Mario 3?

Super Mario Bros 3
O game conta com oito mapas que permitem caminhos não lineares

Jogar “Super Mario Bros 3” não é um problema. O game está disponível para assinantes do serviço Nintendo Online. Mas é possível encontrar cartuchos para NES, assim como na coletânea do Super Nintendo. Outra opção é apostar na emulação, em que o ele pode ser rodado facilmente em celulares ou computadores.


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.