Super Double Dragon fez a estreia da franquia no Super Nintendo, em 1992 com gráficos e gameplay melhorados
Marcelo Jabulas | @mjabulas – Quem curte games antigos sabe muito bem que Double Dragon teve um papel importante na formatação dos games do tipo Beat em’ up. Aqueles jogos de luta, que o jogador abre o cenário e desse a porrada em quem aparecer.
O game não foi o primeiro do gênero, primazia que cabe a Kung-Fu Master, de 1984, mas foi “Double Dragon” que aprimorou ao adicionar o deslocamento em profundidade. Antes dele, os games do gênero eram chapados, sem efeito tridimensional.
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Mas não demorou para Double Dragon ser superado por games como Final Fight (Capcom) e Streets of Rage (Sega), bem mais modernos, bonitos e com melhor jogabilidade. Foi então que o time da Technos Japan resolveu aprimorar a franquia.
Em outubro de 1992 ela publicou Super Double Dragon, exclusivo para Super Nintendo. E nesta semana o título voltou ao mercado com edições para PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch, pelo modesto preço de R$ 33,84.
Super Double Dragon
Comparado com a versão original, o game permite adição de para ocupar as bordas da tela. Isso porque ele foi desenhado para telas em proporção 4:3, enquanto o padrão atual é 16:9 (Widescreen).
O game em si continua no mesmo, o que é legal e oferece nostalgia para o jogador. A história coloca o jogador mais uma vez nos papéis dos irmãos Billy e Jimmy Lee. Eles saem pelas ruas para lutar contra uma gangue que toca o terror pela cidade.
Graficamente o game trouxe uma significativa evolução em relação aos títulos publicados para NES e Master System. O acabamento ficou mais polido, mas o game ainda tinha personagens muito pequenos em relação ao restante do cenário, bem diferente dos caras grandões do clássico da Capcom.
No entanto, ele incorporou barra de saúde semelhante às utilizadas em Final Fight e Streets of Rage. Com mais botões à disposição do jogador, os designers ampliaram as opções de comandos.
Além de chute e soco, foram incorporados saltos e defesa. Esse comando de guarda é interessante pois ele permite agarrar o oponente e aplicar diferentes golpes como joelhada ou dar um balão.
“Super Double Dragon” também trouxe o “Dragon Punch” é um golpe especial em que o jogador deveria manter pressionado os botões L ou R do joystick do Super Nintendo. Quem for jogar no Switch terá facilidade, uma vez que a posição dos botões é muito semelhante com o controle original.
Marcha lenta
Mas “Super Double Dragon” tem seus pecados. O game era extremamente lento em relação aos seus concorrentes. Uma solução da nova edição foi permitir a aceleração do jogo em duas vezes. Ficou mais espertinho, pois o original era irritantemente lento.
Vale a pena?
Super Double Dragon é um jogo legal, que merece ser jogado. Está longe de ser o melhor Beat em’ up já produzido, mas tem seu valor histórico.
O preço de R$ 33,84 não é abusivo, mas há reedições de jogos antigos com valores mais modestos. Mas mesmo assim, é uma boa pedida para quem curte jogos dos anos 1980 e 1990.