Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time foi a edição sofisticada da franquia para consoles
Marcelo Jabulas | @mjabulas – A franquia As Tartarugas Ninja fez um sucesso explosivo na virada dos anos 1980 para 1990. O seriado de TV não demorou para ganhar games para fliperamas e consoles. Um dos melhores títulos foi “Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time”, que a galera no Brasil chamava de “Turtles in Time” ou “Turtles IV”.
A edição para Super Nintendo foi a que mais se equiparou às versões para arcade. A diferença estava no fato de poder escolher apenas dois jogadores simultâneos. Nos fliperamas era possível encontrar máquinas para quatro jogadores.
CONFIRA AQUI:
- Retrô – Shinobi III: Return of the Ninja Master
- Jogo Barato: Ninja Gaiden 3 Razor’s Edge por R$ 38
- Review: Tartarugas Ninja detonam no Android
Na trama, Destruidor, Krang e seus asseclas conseguem fazer viagens no tempo e decidem que dominar Nova York com essa tecnologia. As tartarugas logo são avisadas da ameaça e saem paras ruas para detonar os Foot Soldiers, além de chefes de fase como Bebop, Rocksteady e Baxter.
Visual de Turtles IV
O game tem ótimos gráficos, com direito a efeitos de zoom, graças ao chip Mode 7. A movimentação, sombras e a variedade de elementos móveis fazem de “Turtles in Time” um game bonito diante dos olhos, até mesmo nos dias atuais.
Gameplay de Turtles in Time
O gameplay é trivial com em qualquer Beat ‘n up, o jogador deve escolher um entre os quatro heróis. Como é de praxe, a galera sempre opta por Donatelo. Há uma crença popular de que ele tem maior raio de alcance que os demais. Mas e tudo viagem, jogar com Raphael, Michelangelo ou Leonardo é tão divertido quanto.
A lista de golpe conta com ataques a curta distância, assim como voadoras e especiais. Uma dica e poupar os especiais para os chefes de fase. O jogador deve ficar atento à barra de energia e também às pizzas que restauram a saúde.
Nos chefes de fase, o segredo é bater e sair. Esquivar e aplicar uma nova investida. Quando eles começam a piscar é porque estão quase derrotados. Mas tendem a ficar mais rápidos e agressivos.
Palavra final
“Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time” é um daqueles games de pancadaria que nunca saem de moda. Um jogo que você pode curtir de forma casual para ver até onde vai com as poucas vidas. Ou, se dedicar para chegar aos créditos. Nos sites de usados, há cartuchos com preços modestos, na faixa dos R$ 140. Mas há também exemplares lacrados que podem custar próximo aos 2 mil.