Com mais de 20 ports, Prince of Persia chegou ao mercado há 35 anos e revolucionou a forma de fazer games
Marcelo Jabulas | @mjabulas – Prince of Persia está de volta, com novo game produzido pela Ubisoft, batizado de The Lost Crown. Trata-se vigésimo game da franquia, que passou por muitas mudanças ao longo dos anos.
Mas o melhor game é sem dúvida o original, de 1989, desenhado por Jordan Mechner e distribuído pela Broderbund. Isso porque Prince of Persia trazia um gamepley inovador, uma proposta inteligente, que misturava exploração, uma série de desafios e tempo limitado, que deram nova dinâmica aos jogos de plataforma.
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Não é a toa que Prince of Persia foi distribuído para dezenas de consoles, computadores e dispositivos móveis. A edição original foi publicada para Apple II, plataforma que Mechner dominava há anos e já tinha desenvolvido games como Karateka.
Movimentos realistas
Mas o que fazia de Prince of Persia tão inovador? O game trazia movimentos realistas aos personagens, graças ao uso de técnica de rotoscopia. Ele utilizou uma sequência de imagens para criar os sprites animados.
Para isso, ele usou seu irmão como modelo para capturar em vídeo os movimentos. Ele filmou e depois programou a performance. O efeito foi algo nunca visto, pois até então os saltos, corridas e lutas tinham poucas poses gravadas.
O personagem se pendurava, esfregava a barriga para subir numa plataforma, bem diferente dos pulos dos bonequinhos como Super Mario Bros, Contra e Shinobi que basicamente transpunham o personagem com uma pose paralisada.
Gameplay
Além disso, o game trazia um desafio, o jogador era colocado em uma espécie de labirinto em cada fase, com vários caminhos e precisava a achar a saída para o próximo nível. O problema é que o jogador tinha apenas 60 minutos para chegar ao final. Assim, o desafio poderia durar horas ou dias.
Para facilitar a vida do jogador Mechner adicionou um password para cada fase vencida. Assim, era possível continuar mais tarde. Ou voltar no ponto onde parou e repetir o caminho de forma mais rápida para não esgotar o tempo.
Quem era o Prince of Persia
Prince of Persia conta história do tirano Jaffar, um vizir que toma o poder e aprisiona a princesa do reino. O vilão dá um ultimato à princesa: ela tem 60 minutos para escolher se casa com ele ou morre.
O jogador é um aventureiro sem nome que precisa salvá-la antes que o tempo se esgote. Ele foi preso nas masmorras do palácio e precisa chegar até o aposento onde ela é mantida prisioneira. Segundo o autor do game, a história tem inspiração em obras como As Mil e Uma Noites e até mesmo Indiana Jones.
Prince of Persia para PC
Mas o game explodiu quando ganhou edição para PC, ainda no MS-DOS. Compacto, o game logo passou a ser distribuído em disquetes e se espalhou mundo a fora. No início dos anos 1990 era quase certeiro que os raros e vigiados PCs de escritórios tivessem uma cópia de Prince of Persia escondida para os momentos de fim de expediente.
Com o sucesso nos computadores, Prince of Persia ganhou adaptações para diversos consoles. Nintendo e Sega escalaram estúdios para desenvolver versões para NES, Super Nintendo, Master System, Mega Drive e até portáteis como Game Boy Advance e Game Gear.
Como jogar Prince of Persia
Jogar Prince of Persia é muito fácil. Além das incontáveis versões disponíveis no mercado, há diversos sites de games antigos, como o DOS Zone, que permitem jogar diretamente do navegador.