Marcelo Iglesias
Jogos de terror fazem sucesso desde o tempo do Atari 2600, com produções como Halloween e Haunted House, e foram evoluindo com Phantasmagoria, Alone in the Dark, F.E.A.R. e The Evil Within. E até mesmo o excelente Alien Isolation que, mesmo que coloque o jogador diante do sobrenatural, insere uma besta alienígena implacável. E mesmo que alguns sustos sejam previsíveis, os produtores sempre conseguem criar momentos de pânico em Pesadelo. Game do estúdio brasileiro Skyjaz, disponível para download gratuitamente no site: pesadelo.skyjaz.com.
O game ficou famoso há alguns meses após o youtuber pop-star Felix Kjellberg (PewDiePie) ter levado alguns sustos enquanto testava o game e fazia piada do idioma português. Simples, trata-se de um RPG em primeira pessoa, em que o objetivo é escapar de algumas construções escuras, em que se acredita existir seres sobrenaturais. Com uma musiquinha sombria ao fundo, que vai ganhando proporção dramática sempre que algo de ruim está prestes a acontecer, o game deixa o jogador sempre em estado de tensão, principalmente quando não se consegue enxergar além do facho da lanterna.
O jogador precisa explorar os cenários, destrancar portas, encontrar objetos que permitem ativar máquinas, dentre outras funções que vão abrindo o caminho. Recados escritos com sangue indicam que há alguém que o jogador precisa evitar. E vez ou outra surge uma figura sinistra de efeito “laxante” que faz o jogador questionar a razão de estar vivenciando aquela experiência.
Apesar de os gráficos serem simples e não ser necessário mais que 250 MB para fazer o download, Pesadelo é bem acabado e apresenta cuidado com detalhes dos ambientes. A movimentação lenta do jogador parece ter sido programada justamente para ampliar a aflição durante a exploração, como se o personagem estivesse desesperado e incapaz de agir com rapidez.
Para quem gosta de games de terror, Pesadelo é um jogo que merece ser experimentado. Ainda mais que os elementos perturbadores desafiam o jogador a continuar na jornada. Outra opção na mesma proposta visual é Slender: The Arrival (foto acima), publicado em maio para PlayStation 4, Xbox One e Wii U, que coloca o jogador numa vila desabitada e assolada por algum fenômeno paranormal. Detalhe é que a trama se passa através das lentes de uma filmadora. O game também tem versões para PS3, PC e X360
[bws_related_posts]