Marcelo Jabulas | @mjabulas – “Marvel’s Spider-Man” chegou ao mercado em 2018, exclusivo para PS4. A Sony costurou uma parceria forte com a Disney e garantiu direitos sobre o game do “Amigo da Vizinhança”. Produzido pela Insomniac, esse Action RPG é uma espécie de GTA com uniforme colante. O game é ótimo e uma excelente pedida para quem busca um jogo que permite exploração, e também se enveredar no universo do Homem-Aranha.
Nessa trama, o Aranha vive em seu universo original e enfrenta vilões como o Rei do Crime, Electro e Rino. Na campanha, o jogador assiste a evolução de como Dr. Otto Octavius se transforma no Dr. Octopus, depois que é pressionado a migrar para a Oscorp. Mas a espinha dorsal tem como base a explosão da criminalidade após a prisão do Rei do Crime.
CONFIRA AQUI:
- Spider-Man – Cinco games que deram trabalho a Peter Parker
- Super-heróis – 10 games de para Mega Drive e SNES
- LEGO Marvel Super Heroes 2 resgata personagens lendários
O jogo também revela elementos de outros personagens como Lagarto (Dr. Connors) e até mesmo o Homem-Areia a partir de colecionáveis espalhados pela ilha de Manhattan. Inclusive, impressiona a fidelidade da Big Apple. J.J. Jamerson também faz parte do game, mas longe do comando do Daily Bugle. O prédio do clarim é uma das atrações do mapa, assim com a sede da Oscorp, a torre dos Vingadores e até mesmo o casarão do Dr. Estranho.
Ou seja, o game é um prato cheio para quem é fã do universo Marvel. Como em todos os filmes com a chancela da editora, também não faltou uma ponta de Stan Lee. O grande criador de heróis dá uma “canja” numa das cutscenes do jogo, quando Parker e MJ se encontram numa lanchonete.
E por falar em animações, o game é regado de vídeos que ajudam a construir a trama, mas também vinculam vários elementos do mundo do Homem-Aranha. É igual a um filme, mas com a permissão de chacoalhar entre prédios pendurado por uma teia.
Gameplay de Spider-Man
No game, Parker precisa lutar contra a bandidagem, ajudar a vizinhança e fazer trabalhos investigativos. Para dar conta de tudo isso, o jogador pode partir para a porrada, ou combinar seus combates com uso de teias. Durante a campanha, o jogador desbloqueia diversos dispositivos que oferecem melhores recursos em ação. Bombas de teias, disparos múltiplos e até um drone (como no cinema) pode ser acionado.
Esses itens são conquistados com a liberação de novos trajes, que vão desde o uniforme original dos quadrinhos, passando pelas vestimentas das séries estreladas por Tobey Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland. Uniformes que apareceram apenas das revistinhas e até mesmo aquele traje improvisado, com moletom, estão na lista.
Para desbloquear trajes, armas e acessórios, o Aranha precisa acumular diferentes tipos de fichas. Elas são obtidas em tarefas de pesquisas, combate ao crime e demais missões. O jogador também evolui as habilidades do Spidey com novos golpes, acrobacias e recursos de teia, com pontos que acumula a cada nível superado. Ou seja, o que vemos em qualquer game com elementos de RPG como “Dying Light”, “God of War” e “Assassin ‘s Creed”.
Visualmente “Spider-Man” é espetacular, com o perdão do trocadilho. Seja no PS4, PS5 ou num super PC, o game é lindo. As texturas, luzes, sombras são impecáveis. O game é tão caprichado que é possível ver a mobília dentro dos apartamentos. Nada daquela janela fosca de banheiro.
Seu preço gira em torno de R$ 200, mas sempre surge uma promoção nas PSN ou na Steam. No varejo também é possível encontrar cópias em disco com valores variados. Mas mesmo com o preço cheio, é um game que vale a pena jogar.