Marcelo Jabulas | @mjabulas – Games de plataforma tiveram um período de baixa, mas voltaram com tudo nos últimos anos. E uma boa pedida é “Hidden Deep” do estúdio Cogwheel Software.
Com recursos de jogos como “Limbo”, “Inside” e os clássicos “Out of this World” e “Prince of Persia”, devido a movimentação realista, o game coloca o jogador numa caverna abaixo do leito do oceano. A história tem como pano de fundo uma estação de pesquisa, onde foi encontradas anomalias da natureza.
Depois de quase dois anos, a expedição perde contato com a superfície e o jogador é enviado para investigar o que aconteceu. A busca pelos colegas chega a lembrar a obra-prima do Atari, “H.E.R.O.”.
Com labirintos escuros e iluminação que só mostra um pequeno raio em torno do jogador, o game recorre a elementos de longa-metragens como “Prometeus”. Inclusive há aquela bolinha de scanner que ajuda a mapear a nave alienígena no filme.
No game essa bola permite abrir parte do mapa e eliminar algumas criaturas. O jogador ainda conta com um gancho usado para subir e descer as fendas da caverna, além de uma pistola.
Por falar em criaturas, há seres estranhos que podem liquidar rapidamente seu personagem. Algumas delas são imunes aos disparos. Nesse caso, o jeito é correr o mais rápido que o jogador puder.
Gráficos de Hidden Deep
Visualmente o game agrada. Ele combina gráficos de estilo Pixel Art, mas com nível elevado de detalhamento, mesmo sendo tudo muito diminuto, para dar a dimensão do cenário inóspito . A movimentação ele bem feita, assim com a poeira e o sangue das criaturas.
A sonoplastia também agrada, basicamente o jogador é acompanhado do eco de seus passos e dos disparos. O sensores também amplificam a sensação de desespero do personagem, preso num local escuro. Em alguns momentos surge uma trilha continua de poucas notas, mas bastante sinistra. Tudo isso deixa o jogador perturbado. É bem legal.
Palavra final
“Hidden Deep” é um daqueles games legais que custam bem menos do que valem. Seu preço é de apenas R$ 40. O único senão é que tem edição apenas para Windows. É um jogo que merecia uma edição para consoles, pois seria muito mais legal viajar no game numa TV grande.