GTA: 25 anos da franquia mais popular dos games

Compartilhe esse conteúdo

GTA capa
Publicado em 28 de novembro de 1997, “Grand Theft Auto” era uma aposta pessimista de seus produtores

Marcelo Jabulas | @mjabulas – “GTA” completou 25 anos esta semana. O game despretensioso que coloca o jogador na pele de um ladrão de carros se tornou uma das franquias mais populares e lucrativas da história.

CONFIRA AQUI:

A soma de todas as edições acumula mais de 385 milhões de cópias vendidas, sendo que 170 milhões são apenas de “Grand Theft Auto V”. Os números de faturamento também impressionam e beiram os US$ 10 bilhões.

História de GTA

“Grand Theft Auto” foi publicado em 28 de novembro de 1997 pelos designers David Jones e Mike Dailly. Com visão Top View, o game era simplório. Sem grandes efeitos, o jogador perambulava o mapa em busca de carros para clientes e demais serviços como roubos, homicídios e demais tarefas de um bandido “cinco estrelas”.

Visão Top View foi mantida nos dois primeiros games e também em edições como London 1969

No entanto, o game original serviu de base para a construção de toda a franquia. Isso porque “GTA” era dividido em três mapas: Liberty City (Nova Iorque), San Andreas (San Francisco) e Vice City (Miami). Cada uma das cidades foram exploradas com exclusividade nos episódios posteriores, com formato tridimensional.

A franquia expandiu com a entrada da produtora DMA Design (atual Rockstar North), que era tocada pelos irmãos Dan e Sam Houser (atual presidente da Rockstar Games), ainda em 1997. A partir daí “GTA” se tornou um fenômeno.

GTA III

O grande ponto de virada da série foi “Grand Theft Auto III”, publicado em outubro de 2001. O game deixava de ter visão de cima (top view) para ganhar visão 3D em terceira pessoa.

GTA 3
EM GTA III, Rockstar passou a exibir o game em terceira pessoa

Assim, o protagonista ganhava mais importância no jogo do que os automóveis. Nesse game, a história se passa em Liberty City, uma caricatura de Nova York, com direito a ponte do Brooklyn, Central Park e demais pontos famosos da Big Apple.

O jogador assume o papel de Claude, um assaltante de banco que foi preso em ação. Ele se liberta no momento em que o camburão que o conduzia, junto com um chefão do crime é interceptado por sua gangue.

GTA Vice City coloca o jogador na pele do bandido Tommy Vercetti

Claude ajuda o bandidão a se safar e acaba ganhando oportunidade de trabalho. A partir daí o jogador evolui no mundo do crime, fazendo diferentes serviços.

A lógica se repete com “Grand Theft Auto: Vice City”, de 2002. No entanto, a trama se passa na versão fictícia de Miami.

San Andreas

Um dos pontos altos da franquia foi o lançamento de “Grand Theft Auto: San Andreas”, publicado em 2004. Na pele de Carl “CJ” Johnson, o game explora a realidade das comunidades negras nas periferias da Califórnia.

Em San Andreas, Carl Jonhson se envolve no mundo do crime após a morte de sua mãe

Sem muitas opções, truculência policial, o personagem acaba se envolvendo em rixas de gangues e ascendendo na criminalidade. O jogo mostrava uma evolução em relação aos anteriores, por permitir customizar carros, assim como mudar o visual do protagonista, fazer tatuagens, modificar o cabelo e até malhar em academias ou estourar de comer e deixar que o CJ engordasse.

O game também ganhou um mapa imenso, com diferentes paisagens de San Francisco e Los Angeles.

GTA IV

Em “Grand Theft IV” a trama retorna para Liberty City. Nesse game, que fez a estreia no PS3 e Xbox 360, o jogador incorpora o sérvio Niko Bellic, que vai para os EUA para fugir dos efeitos da guerra civil em seu país. Niko entra na criminalidade por intermédio de seu primo, que já vivia em Nova York.

GTA IV contava a história de Niko Bellic, um imigrante sérvio, que se torna o rei do crime em Liberty City

O game é um dos mais desafiadores da franquia, com nível de dificuldade elevado. “GTA IV” recebeu as expansões “Ballad of Gay Tony” e “Lost And Damned”, com personagens secundários da franquia.

GTA V

A bala de prata da Rockstar foi disparada em setembro de 2013. “Grand Theft Auto V” chegou é o principal game de franquia e uma das produções mais lucrativas da história.

Em GTA V, o protagonismo é dividido por Michael, Trevor e Franklin

O game bateu todos os recordes de vendas, faturando o primeiro bilhão de dólares em apenas três dias de vendas. Curiosamente, em 2020, o game ainda faturava na faixa de US$ 1 bilhão, graças ao sucesso do modo campanha, mas principalmente de “GTA Online”, que vem junto do jogo e recebe atualizações constantes.

Em “GTA V”, o jogador controla três protagonistas: Michael, Trevor e Franklin. Os dois primeiros eram antigos parceiros do crime e se separaram depois de um trabalho desastroso. Já Franklin é um jovem negro, que utiliza as mesmas cores da gangue de CJ.

GTA V é o maior sucesso da franquia com mais de 170 milhões de cópias vendidas

O caminho dos três se cruzam e eles começam a orquestrar assaltos, execuções e outros crimes. Com ótimos gráficos, o game recebeu pelo menos duas reedições para as gerações PS4 e Xbox One, assim como PS5 e Xbox Series X/S.

Ao todo, “GTA” acumulou 19 produções, que vão desde os games inéditos e compilações. A próxima produção está em desenvolvimento, sem data para lançamento. Recentemente vazaram vídeos dos primeiros protótipos do que seria “GTA 6”. A Rockstar veio a público repudiar os vazamentos e alegou que a exposição dos conteúdos irá atrasar ainda mais o desenvolvimento.

 


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.