“Grand Theft Auto V” completou 10 anos de sua publicação e segue como dos jogos mais vendidos de todos os tempos
Marcelo Jabulas | @mjabulas – O dia 17 de setembro de 2013 foi marcado pelo lançamento de “Grand Theft Auto V”, ou apenas “GTA 5”. Até hoje é o game mais rápido a atingir a cifra de US$ 1 bilhão. Foram apenas três dias. E desde então foram mais de US$ 8 bilhões nos caixas da Take-Two Interactive.
CONFIRA AQUI:
- GTA: 25 anos da franquia mais popular dos games
- GTA San Andreas e os 18 anos de Carl Johnson
- GTA 3 – 20 anos de bandidagem
Só isso é o suficiente para mostrar o poder de “GTA 5” e porque há uma expectativa alucinante pelo sexto game da série, que não fazemos ideia de quando irá estrear. Mas o que fez do game um fenômeno?
Vamos listar 10 elementos fundamentais de “Grand Theft Auto V”, que fazem dele um dos melhores games já produzidos. São eles:
1 – Gameplay
O gameplay de “GTA 5” beira a perfeição. O game combina pilotagem, tiroteio, cenas de ação com os mais variados objetivos e situações.
2 – Gráficos
A qualidade visual do jogo foi um grande avanço. Os primeiros games da franquia como “Vice City” e “San Andreas” eram excelentes, mas pecavam pelo visual rudimentar. Em “GTA V” a qualidade gráfica evoluiu uma vez que o game foi reeditado para gerações futuras.
3 – Trilha sonora
Como todo game da série, o que não faltam são músicas. O jogo tem um cardápio imenso dividido por estilos presentes nas variadas estações de rádio. Basta assumir o volante e deixar o som rolar.
4 – Enredo
A trama envolve três personagens: Michael, Trevor e Franklin. Os dois primeiros eram parceiros de crime e participaram de um assalto a banco frustrado.
Michael é dado como morto, mas passa a cooperar com os federais. Num dia, o caminho dele se cruza com o de Franklin, até que Trevor retorna e os três começam a atuar no mundo crime.
Elementos da vida cotidiana dos protagonistas se fundem com as demais tarefas do jogo. Artifício que transforma a campanha numa espécie de filme.
5 – Diálogos
Um dos pontos altos do jogo são as conversas. É quase um roteiro de Quentin Tarantino. O que não faltam são situações hilárias, ácidas e politicamente incorretas. E claro, uma chuva de palavrões.
6 – Cinema
Dizer que o game parece um filme não é força de expressão. As animações contam com cortes de câmera como de um filme. As missões são acompanhadas de trilhas eletrizantes, sem contar com cenas claramente inspiradas em clássicos da sétima arte.
7 – Trevor
Trevor é o personagem mais polêmico de “GTA 5”. Esse bandido é um psicopata explosivo que não pensa duas vezes em cometer as mais cruéis atrocidades. No entanto, Trevor é um cara fiel e que não deixa os companheiros na mão e nem é mentiroso.
8 – Carros
A franquia “GTA” nasceu nos anos 1990 como um game sobre roubos de carros. E carros são quase que um quarto personagem da história. Quase todas as missões demandam um trecho de pilotagem. Algumas exigem bicicletas, motos, aviões, helicópteros e submarinos, mas os carros são essenciais no jogo.
Há uma imensa variedade e o jogador pode modificá-los. Não dá para jogar “GTA 5” a pé.
9 – Mapa
San Andreas é uma breve representação da Califórnia e Los Santos é uma caricatura de Los Angeles”. O game oferece um mapa gigantesco com paisagens variadas. Há o Píer de Santa Mônica, o Rio Los Angeles, com seu leito concretado e até o letreiro de Winewood, como se fosse Hollywood.
E nesse mapa gigantesco há uma infinidade de curiosidades, conquistas e missões. Tem até alienígenas.
10 – Online
Uma sacada genial da Rockstar Games foi adicionar o modo Online. Esse modo cria um imenso mundo aberto que ganha constantemente novos conteúdos e desafios. Os jogadores podem construir seu próprio império do crime, comprar casas, galpões, carros e tudo mais que dinheiro sujo pode proporcionar.
Tudo isso sem falar das mais variadas missões e também das rixas entre jogadores. O game é tão completo que oferece máquinas de fliperamas em que o jogador pode rodar títulos como um clone de “Out Run”. “GTA Online” consegue ser tão ou mais divertido que o modo campanha.
Disponível para PC, PS3, PS4, PS5, Xbox 360, Xbox One e Xbox Series X/S.