Marcelo Iglesias | Redação Gamecoin*
Logo após o anúncio da Sony e Poliphony Digital que definiriam o lançamento Gran Turismo Sport, para o dia 15 de novembro. A PlayStation Store já aceita encomenda do novo episódio da série de corridas que tem acompanhado a linha PlayStation desde o PSOne. Por aqui o game estará disponível no dia seguinte. GT Sport tem foco em competições que seguem o calendário de provas da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e permitirá que o jogador faça alterações ainda mais extensas que nos demais jogos da série.
O estúdio afirma que o jogo terá sistema de danos mais complexo e realista que em Gran Turismo 6, além de novidades em relação às alterações climáticas e gráficos em 1080p.
Uma das facetas do novo “Gran Turismo é que o game terá suporte para o óculos de realidade virtual PlayStation VR, que chega ao mercado em agosto por salgados US$ 400 (R$ 1.440). Detalhe, o preço do acessório é superior ao valor cobrado pelo console nos Estados Unidos. Gran Turismo Sport pode ser encomendado na PSN ao preço de R$ 199. E enquanto o game não chega, relembre os principais títulos da série.
A Série Gran Turismo
Gran Turismo estreou no mercado em dezembro de 1997 e se destacava por oferecer excelente qualidade gráfica uma lista de carros impressionante. Nos quase 20 anos da franquia, foram publicados seis edições, além da versão Prologue para Gran Turismo 5 que servia como uma prévia de como seria a estreia do game no PS3. Segundo a Sony, até o final de 2015, todas as edições de Gran Turismo venderam mais de 76 milhões de cópias.
A primeira edição do game oferecia 11 pistas e pouco menos de 150 modelos de automóveis, desde opções compactas à bólidos de competição de turismo. O game foi dos títulos que impulsionaram as vendas da primeira geração do PlayStation, que na época concorria com Sega Saturn e 3DO que também apostavam em mídias óticas. Com quase 11 milhões de unidades foi um dos games mais populares de sua época. Dois anos depois a Polyphony Digital lançou Gran Turismo 2 que elevava o número de circuitos para 27 e a lista de carros subia para 650 modelos, o que exigiu um segundo CD-ROOM na emblagem.
A face desumana de Gran Turismo 4
A estreia da série no PS2 aconteceu em 2001 com Gran Turismo 3: A-Spec que se tornou a edição mais vendida de todos os tempos com quase 15 milhões de cópias. Apesar de ter apenas 181 carros o game oferecia gráficos infinitamente melhores que as edições para PSOne e posteriormente permitiu exportar as carangas para Gran Turismo 4, publicado para PS2 em 2004. O game tinha uma lista com mais de 700 modelos, diversas modalidades de provas dividas por nacionalidade, segmento de automóvel dentre outros requisitos.
GT4 ainda é um game muito refinado, com provas de rali e uma grande variedade de pistas. Apesar de não oferecer visão de dentro carro, o jogo apresenta recursos interessantes como o modo B-Spec. Nessa modalidade o jogador assume o papel do chefe da equipe, inclusive sendo necessário contratar pilotos e desenvolver seus atributos. Dos boxes, é possível monitorar a distância entre os carros, verificar desgaste dos pneus, quantidade de combustível e ordenar ao piloto que alivie o pé ou tenha uma postura mais agressiva.
Mas o grande desafio de Gran Turismo 4 são as provas de Endurance (longa duração) que no modo A-Spec (pilotagem) exige que o jogador complete o exato tempo da corrida que pode inclusive ter 24 horas. Sinceramente, só me dispus a correr, na condição de piloto, as provas de Twin Motegi (Super Speedway, 150 Miles) e Grand Valley Speedway (Long Course, 300km). As demais, com com duração a partir de quatro horas só no modo B-Spec e com medo de o PS2 derreter!
Gran Turismo em alta definição
No PS3, apesar da versão Prologue (que engrossa uma lista de nove títulos secuncários) ter sido publicada em 2007, a grande estreia da série foi em 2010 com Gran Turismo 5, em que a garagem era expandida para cerca de mil carros. O game passou a oferecer suporte on-line, onde jogadores se enfrentavam diversas modalidades. GT5 também incorporou marcas como Lamborghini e Ferrari, além de oferecer carros da Nascar e da Fórmula 1.
A edição para o então topo de linha japonês oferecia ótimos gráfico em alta definição e possibilitava guiar com a visão de dentro do carro. No entanto, apenas os modelos criados a partir da edição exibiam detalhes do interior. Os demais tinham apenas uma rudimentar silhueta em preto.
Três anos depois, a Sony fez a despedida do game no PS3, com Gran Turismo 6, em que o principal destaque era o conteúdo em memória a Ayrton Senna, com direito aos carros pilotados pelo tricampeão mundial, entre eles a Lotus 87T. O game também inaugurou o sistema de micro-transação, em que o jogador adquire créditos para gastar no game.
Que novembro chegue voando!
(*) Texto publicado parcialmente na edição de 30 de maio do jornal Hoje em Dia
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