Marcelo Jabulas | @mjabulas – “Gran Turismo 7” está para chegar. Depois de rumores de um possível atraso, devido ao adiamento de uma apresentação online, a Sony e Polyphony Digital correram para assegurar o lançamento. O game chega em 4 de março para PS4 e PS5.
Será a estreia na nova geração de consoles, com direito a abusar dos recursos modernos do Dualsense. Sim, o game promete levar para o joystick as mesmas reações que temos quando estamos ao volante de um carro de verdade.
Todas as virtudes do game foram mostradas no evento State to Play, que rolou no dia 2 de fevereiro. A demonstração revelou detalhes de jogabilidade, gráficos, dentre outros recursos.
Mas o que importa é que “Gran Turismo” volta a ser como sempre deveria ter sido. Sejamos francos que “GT Sport” foi uma espécie de engodo. Os fãs da série queriam ver a franquia no PS4, num game com todos os recursos tradicionais. A Sony fez de rogada e lançou “GT Sport” com foco no eSport, mas sem deixar isso muito claro.
O resultado foram concertos com o avião em voo. Adição de modos solo e aumento da frota, a conta gotas. Agora o game promete estrear com tudo. São 400 carros de imediato e mais de 30 pistas. Nessa lista estão todos os carros que o amigo já conferiu em “GT Sport”, além de modelos inéditos.
O velho Gran Turismo
A lojinha de usados, as oficina com modificações visuais, além dos adesivos, estão de volta. É aquele velho rolê que nos acostumamos a dar desde a segunda metade dos anos 1990. Comprar o carrinho fuleiro e gastar uma grana nele para competir nas categorias de base. Aquela sensação gostosa de vencer na vida.
Assim, a expectativa é que “Gran Turismo 7” consiga ser tão bom quanto seus antecessores (em ordem numeral). Talvez não precise de 1.200 carros como em “GT6”, com incontáveis versões do Mazda Miata e do Honda S2000. No entanto, seria bom ver o editor de pistas de “GT5”, assim como a contagem cronológica de “GT4”.
O game terá opção de tela dividida, partidas online, dentre outras facetas conhecidas. Mas o que a galera quer ver mesmo é a prometida evolução visual. A Polyphony Digital diz ter trabalhado duro para entregar a melhor experiência visual.
E não podemos duvidar, “GT” sempre foi muito bem acabado e extraiu tudo que seus consoles poderiam oferecer. No PS5 é esperado Ray Tracing, que foi exibido na demonstração. Há quem questione que a aplicação dos reflexos não parece ser tão perfeita como o olho humano enxerga na realidade.
Alguns reflexos “picaram” na lataria do carro, após uma perícia quadro a quadro, nas redes sociais. Como vou jogar no PS4, estou igual a cavalo de desfile. Sabe como é…
Seja como for, estou ansioso para jogar o game. Afinal, é um companheiro desde 1998, quando joguei pela primeira vez no PS1. Naquele dia, viramos a noite, eu e meu primo. Tiramos carteira, compramos carros e tudo mais. Só nos esquecemos de um detalhe. Não tínhamos Memory Card.
Vamos aguardar!