Marcelo Jabulas | @mjabulas – Em 23 de dezembro de 1997, a desconhecida Polyphony Digital lançava no mercado “Gran Turismo”, game de corridas que sem modéstia se intitulava “The Real Driving Simulator”. Numa tradução literal, seria algo como o simulador real de direção.
Fato é que “GT” mudou a forma de se fazer jogos de corridas para consoles e computadores. No início dos anos 1990, com a chegada dos games gravados em CD-ROMs, a indústria viu que era possível elevar a qualidade visual e física dos jogos de carros.
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Até então existia uma abismo entre os games de fliperama, com gráficos coloridos e bem acabados, os jogos de consoles domésticos, com visual mais modesto, e os simuladores para computadores, com gráficos poligonais e pouco atraentes. Mas esses jogos feiosos eram capaz de reproduzir com perfeição o comportamento dinâmico de um automóvel, mesmo que exigisse imaginação para enxergar os bólidos.
Projeto Gran Turismo
Em 1992, Kazunori Yamauchi, chefão do estúdio japonês, iniciou o projeto do jogo. A ideia era ter um jogo de carros realista com 10 carros. Cinco anos depois, o game ficou pronto com 140 bólidos.
Para a época era um número assustador. E o jogo chamava atenção por colocar carros mundanos, como Mitsubishi Colt, Honda Civic ou Mazda Miata. Mas também tinha esportivos elegantes como Nissan Skyline GT-R, nas gerações R-32 e R-33, assim como Mazda RX-7, Chevrolet Corvette (C4), Toyota Supra, Dodge Viper RT10 e Aston Martin DB7.
Cada carro poderia ser totalmente modificado: suspensão, cabeçote, freios, central eletrônica, turbo, compressor de ar, resfriadores, escapamento, amortecedores e até mesmo uma conversão total para versão de pista. Se não bastasse, o jogador ainda precisa tirar licenças para ter acesso às provas mais gabaritadas.
Tudo isso fazia de “Gran Turismo” um jogo viciante e desafiador. Apesar de não ser um simulador, o game incorpora elementos de física dos simuladores mais realistas, mas combinado com gráficos sofisticados, que para a época, em que os televisores ainda eram de tudo, era um espetáculo diante dos olhos.
Vendas no PS1
Não demorou para “Gran Turismo” estourar no mercado. A primeira edição acumulou 10,85 milhões de cópias vendidas. O sucesso foi tamanho que o estúdio publicou em 1999, “Gran Turismo 2”, que ampliou a garagem para 650 carros e o número de pista saltou de 11 para 27. Com dois CDs, o jogo vendeu outros 9,3 milhões de unidades.
A versão mais popular da série chegou em 2001, para PS2. Batizado de “Gran Turismo 3: A-Spec, o game vendeu quase 15 milhões de cópias. Com apenas 181 carros e 34 pistas, era a estreia da série na segunda geração do PlayStation.
Três anos depois a Polyphony lançou a versão definitiva da geração. “Gran Turismo 4” trazia 721 carros e 51 traçados, boa parte deles reais. A edição vendeu outras 11,7 milhões de cópias.
Gran Turismo no PS3
A franquia demorou para estrear no PS3. O console chegou ao mercado no final de 2006, mas a versão final de “Gran Turismo 5” só chegou em 2010. Mas valeu a pena esperar. O game ampliou o acervo para 1.074 carros e 81 circuitos.
Além disso, permitia que o jogador criasse suas próprias pistas e compartilhasse na comunidade do game. Ao todo, foram 11,9 milhões cópias vendidas em todo mundo.
A Polyphony viu que ainda poderia melhorar “Gran Turismo” na geração PS3 e publicou em 2013, o sexto game da série. Com 1.247 carros e 100 pistas, é a edição mais volumosa da franquia. No entanto, chegou tarde, próximo do lançamento do PS4. Suas vendas foram as mais fracas, com apenas 5,2 milhões de exemplares.
GT Sport
A geração PS4 esperou uma eternidade para receber uma edição de Gran Turismo. O game chegou no segundo semestre de 2017. “Gran Turismo Sport” trazia um novo formato, pensado para ser um jogo de eSports.
Com competições online, o game promoveu campeonatos ao redor do mundo e colocou os pilotos digitais para correr em carros de verdade. Com 338 carros e 84 traçados, o game acumulou 8 milhões de cópias vendidas.
A edição atual da franquia é “Gran Turismo 7”. O game chegou em março deste ano e tem evoluído gradativamente com novos carros.
Até o momento são 420 carros e 90 pistas. Os números de vendas ainda não foram consolidados. Mas suas vendas mensais têm girado entre 160 mil e 200 mil unidades.
Fato é que “Gran Turismo” colocou os jogos de corrida em outro patamar, capaz de atingir tiragens grandiosas como franquias de tipo arcade, como “Super Mario Kart” (166 milhões cópias) e “Need For Speed” (150 milhões de exemplares). De 1997 até agora, “GT” vendeu mais de 90 milhões de cópias. Para um game desse perfil é um volume espantoso, quando se comparado a concorrentes como a série “Forza”, que vendeu cerca de 20 milhões de cópias.