Fallout 4 é uma das edições mais democráticas da franquia, com versões para PC, PS5, PS4, Xbox Series e Xbox One
Marcelo Jabulas – @mjabulas – A série Fallout, disponível na Amazon Prime, reacendeu a franquia criada pela Interplay em meados dos anos 1990 e que foi assumida pela Bethesda na segunda metade dos anos 2000. Distópica, a Fallout mostra um futuro devastado por uma guerra nuclear entre China e Estados Unidos.
CONFIRA AQUI:
- Fallout 76 entra na quarta temporada
- Jogo Grátis – Depois de cinco anos Fallout Shelter ainda é ótima pedida
- Fallout 4 é Fallout, e o resto é resto!
Estrelada por Ella Purnell, Walton Goggins e Aaron Clifton Moten, a primeira temporada da série mostra o universo do game, com elementos mostrados em todos os games da franquia. E a boa aceitação de Fallout fez com que o número de usuários simultâneos dispararem na Steam, com mais de 100 mil jogadores nos títulos Fallout 3, Fallout 4 e Fallout New Vegas, que são os episódios sob a batuta da Bethesda.
Enredo de Fallout 4
E dos três, uma edições com maior disponibilidade é Fallout 4, com edições para PC, PS4 e Xbox One, além de uma edição otimizada para PS5 e Xbox Series. Lançado em 2015, o game coloca o jogador na pele de um sobrevivente nascido antes do apocalipse nuclear, que foi congelado com sua família em câmaras criogênicas no refúgio 111.
No entanto, em algum momento do sono, o refúgio é invadido, o filho recém-nascido do protagonista é sequestrado e a esposa assassinada. O personagem do jogador assiste a cena durante um breve despertar e depois volta para um pesadelo sem fim. Quando finalmente acorda, inicia uma caçada de vingança e busca pelo filho.
Como é de praxe na franquia, o jogador molda seu personagem com pontos de habilidades, assim como detalhes de aparência. Com o protagonista pronto, o jogador dá início a sua jornada pela terra devastada.
O mapa de Fallout 4 é grande, mas parece ser maior pelo fato de locais inexplorados serem vencidos a pé. Depois disso, é possível voltar ou encurtar caminhos com as viagens rápidas.
Liberdade total
O game oferece uma imensa variedade de trajes e armas, além de permitir modificações e melhorias. Para isso é preciso habilitar pontos de diferentes habilidades. Eles são conquistados com experiência de jogo.
Fallout 4 é um jogo em que é possível interagir com tudo. Há sempre sucatas para serem coletadas ou itens que podem ser desmontados ou reciclados. Insumos permitem construir vilas e novos equipamentos. Tudo isso amplia o tempo de jogo, para muito além da campanha principal.
Isso sem contar com as missões paralelas. Como todo personagem pensante é capaz de interagir socialmente com o personagem, sempre há a possibilidade de uma nova tarefa secundária ser adicionada na lista de afazeres.
O game permite que jogador visualize em primeira ou terceira pessoa, como num título de corridas. Para o combate com arma de fogo, a visão em primeira pessoa auxilia na precisão. Mas poder enxergar o entorno do personagem também ajuda a evitar emboscadas.
Assim, Fallout 4 é um game imenso que exige dezenas ou centenas de horas para chegar ao fim. Mas vale a pena, pois não há apenas uma única história na trama. Durante o caminho, o jogador cruza com inúmeros personagens que elevam a experiência de jogo e mostram que a série da Amazon é apenas um grão de areia no deserto radioativo da franquia.