Aladdin se consagrou com um dos grandes jogos da geração 16 Bits, mas versão 8 Bits é uma lástima
Marcelo Jabulas | @mjabulas – Uma prática corriqueira da indústria de games são as chamadas produções third party (terceirizado). São games publicados para diferentes plataformas. Uma manobra para maximizar o lucro em um mesmo projeto.
O problema é que cada plataforma tem suas peculiaridades de hardware. Um game para Mega Drive não terá a mesma cara no NES, como poderia não ter uma edição para DOS ou Game Boy. E foi o que aconteceu com ” Disney’s Aladdin”.
CONFIRA AQUI:
- Retrô – Super Mario Bros 2 e a incrível gambiarra da Nintendo
- Batman: 5 motivos para jogar no NES
- Super Contra chega aos 35 anos e poucos viram os créditos
A produção assinada pela Virgin Games chegou ao mercado em 1994, com edições para Mega Drive, NES, Game Boy, Game Boy Color, Amiga, DOS e Windows. A versão mais popular e mais elogiada foi a editada para o console da Sega. Já no Nintendinho…
Precisamos dizer que o fato de Mega Drive ser mais sofisticado que o NES não impede que o 8 Bits da Big N não possa levar a melhor. Um exemplo é “Batman”. A Sunsoft lançou o game para os dois consoles e a versão do NES é tão boa e mais desafiante que no aparelho da Sega.
Aladdin no NES
A versão de “Aladdin” para NES tenta reproduzir o game para Mega Drive. As fases são as mesmas e há inclusive um esforço para repetir a movimentação fluida do protagonista. Mas a qualidade visual é bastante inferior e a jogabilidade é ruim.
O grande problema é que o game é letárgico. Aladdin se move de forma lenta e imprecisa. Além disso, há um monte de bugs que fazem plataformas e elementos sumirem da tela. Quem jogou no Mega Drive terá dificuldades em manter o desejo de chegar ao créditos nessa versão.
Vale a pena jogar?
A razão de jogar “Aladdin” no NES é recomendada em apenas duas situações: a primeira se o amigo tiver um NES e conseguir o cartucho por um preço muito legal. A segunda é se já jogou no Mega Drive e tem curiosidade de comparar as diferenças entre um e outro.
Mas se for a primeira vez, é melhor se concentrar na edição para Mega Drive. Vale muito a pena conferir a versão de “Aladdin” para Super Nintendo. O game foi desenvolvido pela Capcom e tem gráficos e jogabilidade espetaculares.