Inserir games antigos em títulos modernos é uma prática comum, mas quem muita gente deixa passar despercebido
Marcelo Jabulas | @mjabulas – Games antigos são um grande barato. E são tão legais que muitos títulos são homenageados dentro de outros jogos. Confira cinco títulos originais ou releituras presentes em produções modernas. Confira
CONFIRA AQUI:
- Super Mario All-Stars compilou fase de ouro da franquia
- Retrogaming: Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time
- 30 anos de Day of the Tentacle: o cartoon da LucasArts
Boxing (Atari)
A Activision foi o grande publisher do Atari 2600. Na lista de produções figuram clássicos como “Pitfall” e “River Raid”. E outro game que todo mundo se lembra foi “Boxing”. O título que coloca o jogador em ringue da Nobre Arte era uma obra-prima da estética.
Simples e beirando a perfeição, o game está presente em “Call of Duty: Cold War”. O game está escondido em uma fase em que o protagonista vive uma espécie de alucinação causada por alguma substância opioide. No alto de uma pedra, tem um máquina arcade em que o jogador pode jogar partidas de “Boxing”.
Crash Bandicoot (PS1)
A Naughty Dog alcançou o panteão dos estúdios de videogames com “The Last of Us” e “Uncharted”. Mas antes de Nathan, Ellie, Sully e Joel ganharem as telas, Crash Bandicoot era o mascote da produtora. Publicado em 1996 para PS1, o game se tornou um grande sucesso.
E para prestar homenagem ao título, a Naughty Dog adicionou o título em “Uncharted 4: A Thief’s End”. O game faz parte do gameplay de “Uncharted 4”, quando Nathan e sua esposa estão de bobeira em casa. É um trecho curto do game, mas que dá para se divertir com o velho clássico.
Maniac Mansion (PC)
Nos anos 1980, os games de estilo Adventure (Point & Click) ganharam os computadores de mesa graças a popularização do mouse. E um dos pioneiros foi “Maniac Mansion”, desenvolvido pela LucasFilm Games. Neste game, o jogador assume o papel de Dave, que deve selecionar dois amigos com habilidades distintas para invadir a Mansão do Dr. Edson e resgatar sua namorada Wendy.
“Maniac Mansion” serviu de base para outro clássico do gênero, “Day of the Tentacle”, sequência que leva o personagem Bernard de volta a mansão. O jogador pode acessar o game original no computador de Weird Ed Edson, filho de Dr. Edson. O jogo está disponível na íntegra. Para quem conheceu a franquia já por “Day of the Tentacle”, vale a pena jogar o game original, dentro do PC do velho Weird.
Out Run (Sega)
Um dos games que ajudou a emplacar a Sega foi “Out Run”. O game de corridas para arcade, com versões para Master System e Mega Drive, coloca o jogador numa corrida a bordo de uma Ferrari Testarossa conversível. E uma maneira para conhecer o game é em “Grand Theft Auto V”.
O jogo é uma versão clonada do game da Sega. No lugar da Ferrari vermelha há um conversível rosa. O jogador pode escolher trilha e sair pela estrada a bordo de seu esportivo. O game está disponível na versão Online de “GTA 5”, no cassino. Basta colocar a ficha e acelerar.
Wolfenstein 3D (PC) é ouro entre os games antigos
Se os games de tiro que conhecemos hoje existem, muito se deve a “Wolfenstein 3D”. Publicado em 1992, o título da revolucionária id Software trouxe um game que colocava o jogador na pele de um soldado que precisaria fugir de uma prisão nazista. O título se tornou um clássico e serviu de combustível para o estúdio publicar “Doom” e posteriormente “Quake”.
Jogar “Wolfenstein 3D” é moleza, o game está em plataformas como Steam e roda suave. Mas uma forma de jogar o game dentro de outro game é em “Wolfenstein II: A New Colossus”. O game está escondido em uma máquina de fliperama na embarcação que funciona como QG da resistência. A edição é genérica, mas é fiel ao jogo original.