30 anos de Day of the Tentacle: o cartoon da LucasArts

Compartilhe esse conteúdo

Day of the Tentacle
Day of the Tentacle é uma sequência direta de Manic Mansion

Lançado há 30 anos “Day of the Tentacle” é um dos melhores Adventures da LucasArts

Marcelo Jabulas | @mjabulas – Não é a primeira e nem será a última vez que falarei sobre como o mouse revolucionou a indústria de games. Hoje muitas das funções dos joystick modernos existem graças à liberdade de movimentos que o periférico trouxe aos computadores.

Entre os gêneros que mais se beneficiaram do mouse, certamente foi o Adventure, que também é conhecido como “Point & Click”. Esse tipo de jogo nasceu com o advento do mouse e sem ele era impossível jogar.

CONFIRA AQUI:

E um dos selos que mais aproveitou esse recurso foi a LucasArts, antiga LucasFilm Games. Ela, junto da Sierra, se tornou especialista em Adventures. E um desses games foi “Day of theTentacle”.

Publicado em meados de 1993, o jogo é um sequência direta do clássico “Maniac Mansion”. Assinado por Ron Gilbert, o game mostra um futuro distópico em que tentáculo roxo, um criatura alienígena, domina o mundo após sofrer uma mutação e ganhar braços.

No primeiro game, a criatura também era o vilão junto da família Edson. Mas desta vez, os antigos moradores da mansão não apresentam mais perigo. E para impedir que o tentáculo roxo domine o mundo, seu irmão (o tentáculo verde) convoca Bernard, uns dos personagens jogáveis de “Maniac Mansion” para salvar o dia.

Day of the tentacle
Bernard retorna à mansão, que se tranformou numa pensão de quinta categoria

Junto de outros dois companheiros (Hoagie e Laverne), o nerd volta à mansão, que passou a funcionar como uma pensão. No entanto, para salvar o mundo os personagens precisam atuar em momentos distintos do tempo. 

A estrutura é semelhante com a de “Maniac Mansion”, em que cada personagem deve combinar elementos coletados e colaborar com os demais. Só assim se consegue avançar no jogo.

Cheio de diálogos hilários, piadas e muito sarcasmo, o game adiciona personagens históricos como George Washington e Benjamin Franklin. No game, a independência dos Estados Unidos é costurada na mansão dos Edson.

Visual de Day of the Tentacle

Graficamente “Day of the Tentacle” trouxe uma evolução visual. Com estilo cartunesco, o jogo abusava de cenários coloridos. Os NPCs (personagens não jogáveis) tinham estilo caricato. E a combinação de indivíduos chega a ser bizarra, mas extremamente cômica.

Como todo Adventure, o jogador deve coletar objetos e descobrir como utilizá-los. No entanto, muitas vezes era difícil achar tais itens diante de uma tela cheia de pixels. Com a melhor definição visual do game, ficou mais fácil encontrar e entender o que é qual objeto.

Em 2016 a LucasArts lançou uma edição em alta definição do game. A inclusive traz dentro da trama a versão otimizada se “Maniac Mansion”. Essa versão tem edições para Mac, PC, PS4, PS3, PS Vita, Xbox One e Xbox 360. E o melhor, custa barato e mesmo após três décadas é um game super moderno.


Compartilhe esse conteúdo