10 motivos para jogar Aliens: Dark Descent

Compartilhe esse conteúdo

Aliens: Dark Descent combina diferentes estilos de jogabilidade como RTS, RPG e CMS num só game

Abertura é muito fiel aos filmes da franquia

Marcelo Jabulas | @mjabulas – “Aliens Dark Descent” estreou há pouco no mercado. O game coloca o jogador numa jornada pela sobrevivência da tripulação de uma nave que está danificada em uma colônia espacial infestada de aliens.

CONFIRA AQUI:

O título combina elementos de diferentes categorias de games, o que faz dele uma pedida interessante. Listamos 10 razões para apostar no game. Confira.

História de Aliens: Dark Descent

“Aliens: Dark Descent” é mais um game inspirado em “Aliens: O Resgate”. E não é para menos, o segundo filme da série é o que oferece maior carga de ação. Trouxe armamentos que ficaram famosos na cultura popular, personagens icônicos e claro os famosos fuzileiros coloniais.

No game, a história se passa numa colônia infestada por xenomorfos. Numa tentativa de conter o contrabando da forma de vida, a comandante da estação espacial em órbita da colônia inicia um bombardeio que acabou atingido a nave militar USS Otago. A nave consegue aterrizar na colônia, mas ficou inoperante. A tripulação inicia uma operação de reparo da nave, resgate de colonos e eliminação das criaturas.

Xenomorfos

Os alienígenas mais grotescos do cinema estão de volta. Essas criaturas furiosas são impiedosas. No game, elas se mostram extremamente fortes e agressivas. Mas além dos conhecidos xenomorfos bípedes, há novas espécies. A série permite tal licença, uma vez que o xenomorfo absorve parte do DNA de seu hospedeiro, que pode ser qualquer bicho, inclusive um touro.

Fuzileiros coloniais

Estes soldados durões topam qualquer parada. Em “Aliens: Dark Descent” os fuzileiros coloniais encaram os xenomorfos nas instalações da colônia. Os soldados ganham experiência, sobem de patente e podem adquirir novas habilidades de combate, assim como novos armamentos. Inclusive, eles resmungam durante as missões, podem entrar em pânico, dentre outras reações.

M41A

A metralhadora de “Aliens: O Resgate” se tornou um clássico da cultura pop assim como a pistola de “Robocop” e faca de “Rambo”. O fuzil é a arma primária dos militares. O jogo reproduz o som peculiar dos disparos e também equipa o jogador com o lança granadas. E como orientou o cabo Hicks no cinema: “Economizem munição, eu quero disparos curtos e precisos!”.

ALIENS DARK DESCENT
A M41A é a arma de confiança dos fuzileiros, ótima para ataques a média e curta distância

No game, a munição também é contada, dependendo da intensidade do combate, o jogador pode ficar descarregado e ter que apelar para pistola, que tem cadência mais lenta e menor poder de destruição. Mas é possível equipar os fuzileiros com munição extra, antes de saírem em missão.

O jogo oferece novas armas, com maior poder de fogo, inclusive a famosa SmartGun, que no longa-metragem era empunhada pela soldado Vasquez e seu colega Drake.

Trilha sonora

O jogo também reproduz a trilha sonora de “Aliens: O Resgate”, com músicas de fundo que ampliam a tensão durante as missões. Os bipes do detector de movimentos é quase que uma música de terror. Tudo isso cria uma ambientação espetacular para a trama

Gameplay

Uma das peculiaridades de “Aliens: Dark Descent” é seu gameplay. O game combina elementos de estratégia em tempo real, com um toque de simulação de construção, assim como pitadas de Action RPG. Afinal, não basta chegar tocando fogo nos bichos, é preciso resolver alguns mistérios. Tudo isso  faz desse jogo uma experiência bem completa.

Tática de combate

Quando se enfrenta o “organismo perfeito” não dá para chegar de peito aberto como se seu esquadrão tivesse o Chuck Norris na linha de frente. O jogador deve avançar de forma cautelosa e delegar funções adequadas às habilidades de cada fuzileiro. Saber recuar e não ser visto é fundamental. Bloquear portas e criar uma área segura permite que sua unidade se reabasteça e reduza o nível de estresse.

Visual de Aliens Dark Descent

ALIENS DARK DESCENT
Ambientes escuros e o som do detector de movimentos fazem o jogador pensar duas vezes antes de entrar num corredor

A visão isométrica de “Aliens: Dark Descent” pode não impactar em um primeiro momento. Afinal, é tudo miniaturizado. Mas é possível dar zoom e rotacionar a câmera para sempre ter a melhor visão do cenário. O visual lembra muito o segundo filme da série e o nível de detalhamento é impecável.

Ambientação

ALIENS DARK DESCENT
Esse exoesqueleto de carga é quase um personagem em “Aliens: O Resgate”

As instalações metálicas e computadores com interface dos anos 1980 são bem legais.  Mas o capricho está nas sombras e na iluminação das fases. A reconstrução de elementos como o exoesqueleto de carga e o transporte tático provocam um saudosismo nos fãs da série. Tudo isso é muito James Cameron. Penumbras, fumaças, chuva e névoas que colocam o jogador dentro do filme. As lanternas do colete dos soldados iluminam parcialmente o cenário, o que torna a trama mais tensa

Missões

As missões de “Aliens: Dark Descent” são variadas e seguem uma lógica do cinema. As equipes precisam salvar sobreviventes, investigar fenômenos, recolher dados e claro, eliminar aliens. Tudo isso com a constante vigilância do detector de movimentos.

Encontrar sobreviventes no ninho é quase uma missão suicida, mas faz parte dos afazeres dos Marines

Algumas missões são basicamente de coleta. O esquadrão precisa buscar suprimentos para a nave e também para produção de munição e consumíveis. Exterminar ninhos, assim como coletar amostras de DNA dos xenomorfos garantem pontos extras e também ajudam na melhoria de equipamentos.

Palavra final

O que se pode dizer é que “Aliens: Dark Descent” é um game que presta homenagem aos fãs da série. O jogo, mesmo sem ser um FPS, e visto do alto, cria a atmosfera que o espectador tem diante do longa-metragem. Um belo jogo!

Com versões para PC, PS5, PS4, Xbox Series X/S e Xbox One, “Aliens: Dark Descent”


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.