Marcelo Jabulas | @mjabulas – Fãs de “Grand Theft Auto” não se aguentam de ansiedade para a chegada de “GTA 6”. Todos os dias surgem novas teorias tarantinescas sobre a produção do game e uma possível data de lançamento.
E a paranoia faz sentido. Afinal, o último episódio foi publicado em 2012. E mesmo que “GTA V” mantenha um suporte frequente e reedições inclusive para a atual geração de consoles, a turma quer uma nova aventura.
Entre as elucubrações surgiram rumores de que o game seria ambientado no Rio de Janeiro. A galera criou até arte de capa com o personagem Agostinho Carrara (A Grande Família) na capa do possível game. Mas tudo não passa de lendas da Internet.
Sendo assim, listamos 10 games de mundo aberto para a galera esfriar a cuca até “GTA 6” chegar ao mercado. E é bom fechar a lista toda, pois vai demorar muito para as novas contravenções da Rockstar Games.
10 – Scarface: The World Is Yours
Publicado em 2006, “Scarface: The World Is Yours” coloca o jogador na pele de Tony Montana. No game, o traficante conseguiu escapar da morte e agora precisa reconstruir seu império do crime.
A produção da Radical Entertainment, com distribuição da Sierra, foi lançada para PC, PS2, Xbox e Wii, segue a receita criada por “GTA III”, com um imenso mapa, diferentes armas e tudo mais que um bandido dos games precisa para ser feliz.
Graficamente o game trouxe algumas animações refinadas, com a perfeita caracterização de Al Pacino. Mas no game em si, os gráficos são rudimentares. O ator, inclusive, emprestou sua voz para o personagem. Afinal, só o velho Pacino sabe berra cocksucker como ele faz.
9 – Assassin’s Creed Odyssey
Publicado em 2018, “Assassin’s Creed: Odyssey” é uma das melhores produções da franquia da Ubisoft. O game coloca o jogador na Grécia antiga, no período em que Atenas e Sparta lutavam pelo domínio da região.
Com excelentes gráficos, uma infinidade de missões paralelas e personagens históricos como rei Leônidas e até mesmo o filósofo Sócrates, o game é uma verdadeira enciclopédia.
A jogabilidade passou por ajustes, com modo de defesa e ataque mais refinado do que o que tinha sido apresentado em seu antecessor, “Origins”. Com versões para PC, PS4, Xbox One e Switch, é uma excelente opção para ocupar horas e mais horas de jogo.
8 – Ghost Recon: Wildlands
“Wildlands” chegou em 2017 prometendo renovar a franquia “Ghost Recon”. O game coloca o jogador na pele de um líder de uma equipe militar infiltrada na Bolívia. A missão é desmantelar a organização do traficante El Sueño.
A Ubisoft caprichou na produção e criou um jogo enorme, com uma variedade imensa de armas, equipamentos e veículos. Com ação frenética, é possível jogar sozinho (com NPCs da equipe) ou online.
Um dos grandes baratos do game e que ele adiciona personagens de Tom Clancy na trama, como o agente Sam Fisher, de “Splinter Cell”. Em outro conteúdo adicionado, o jogador precisa enfrentar o predador. O conteúdo foi criado para celebrar os 30 anos do longa-metragem. O game tem versões para PC, PS4, Xbox One e Stadia.
7 – The Godfather The Video Game
Se há um jogo que mereceria uma reedição é “The Godfather”. Publicado para PC e PS2, em 2006, esse game de mundo aberto é uma das melhores coisas que a Electronic Arts lançou.
No game, o jogador assume o papel de aspirante na família Corleone. A trama se passa paralelamente aos acontecimentos do filme, com direito à tentativa de assinato de Don Vito e a clássica cena da cabeça do cavalo. O game também adiciona execuções criativas, como na missão do crematório.
Definitivamente, trata-se de um game maravilhoso. Se o amigo nunca jogou e nem assistiu ao filme. Vale a pena conferir o longa para depois sacar os elementos que aparecem no filme. O problema é encontrá-lo para vender. Pois a versão de PC está fora de catálogo e a de PS2 demanda uma boa pesquisa em sites de usados.
6 – Ghost of Tsushima
Exclusivo para PS4 e PS5, “Ghost of Tsushima” chegou em meados de 2020 e transporta o jogador para o século XIII, durante a incursão mongol pelo Japão. O jogador assume o papel de um samurai que precisa honrar seu mestre e desmantelar o avanço inimigo.
O game tem um mapa gigantesco da ilha de Tsushima, com direito a cenários fantásticos. A lista de missões permite visitar pontos históricos, assim como aprender sobre a cultura japonesa medieval.
Com gráficos impecáveis, o game permite diferentes formas de exibição, inclusive num modo preto e branco, com áudio em mono, que presta homenagem à estética do cineasta Akira Kurosawa. É uma obra de arte.
5 – Grand Thef Auto: San Andreas
Não se pode negar que Carl Johnson é um dos grandes personagens da história dos games. CJ é o protagonista de “GTA: San Andreas”, publicado em 2004. No game o jogador se torna um aspirante no mundo do crime.
Na cidade, que é uma releitura de Los Angeles, CJ precisa topar com gangues e mafiosos. Com uma lista gigantesca e um mapa colossal, o game permite que o jogador mude o visual do personagem. Comprar roupas, mudar penteado e tatuagens faz parte do cotidiano do personagem.
No entanto, CJ precisa cuidar da saúde. E não apenas evitar tiros, mas também a balança. O jogador deve comer de forma moderada para não ficar gordo e lento, ou perder peso e ficar fraco. Ele também pode ir para a academia e puxar peso para ficar maromba.
Ao contrário da EA que deixou “The Godfather” cair no esquecimento, a Rockstar disponibiliza o game para PC, PS3, PS4, Xbox, Xbox 360, Xbox One e até Android. Tem que jogar.
4 – Mafia III
“Mafia III” chegou ao mercado em 2016 e figura como um dos grandes títulos do gênero. O jogador assume o papel de Lincoln Clay, um veterano do Vietnã e órfão que assiste seu pai adotivo ser morto pelo chefe do crime de New Bordeaux, uma versão fictícia de Nova Orleans.
Com sede de vingança, Clay passa a cooperar com a CIA para levar os mafiosos para a cadeia. O game tem ótima qualidade gráfica e um mapa extenso com direito a regiões rurais e pantanosas.
Assim como “San Andreas”, um dos pontos fortes de “Mafia 3” é sua trilha sonora. O jogo conta com diferentes estações de rádio que tocam de tudo. Rolling Stones, Creedence Clearwater Revival, Cream, Jimi Hendrix, James Brown, Elvis Presley, Johnny Cash e até mesmo Dusty Springfield. Com versão para PC, Mac, PS4 e Xbox One é um game obrigatório.
3 – Days Gone
O apocalipse zumbi nunca sai de moda. E combinar o gênero com games de mundo aberto é uma receita infalível. “Days Gone” ficou em produção por uma eternidade, mas valeu a pena. Exclusivo para PS4, o jogador assume o papel de Deacon St. John, um motoqueiro em busca de sua mulher, que foi levada para um refúgio militar quando o mundo entrou em colapso.
A trama se desenvolve a partir do momento que Boozer, amigo de Deacon é gravemente ferido num ataque na estrada. A partir daí, o jogador se envolve em diferentes missões para garantir a sobrevivência do amigo e também continuar a busca pela esposa.
O game tem ótimos gráficos e excelente jogabilidade. Com dois mapas imensos, a campanha é cheia de surpresas, reviravoltas, missões e claro hordas e mais hordas de zumbis. Tem que jogar.
2 – Red Dead Redemption 2
A produção mais recente da Rockstar estreou em outubro de 2018. Com qualidade gráfica impressionante, com direito a modo cinematográfico, o game coloca o jogador na pele de Arthur Morgan.
Morgan é integrante de um bando que vaga pelos Estados Unidos na virada do século XIX. Ele é colega de John Marston, protagonista de “Red Dead Revolver” e “Red Dead Redemption”. A trama se passa no intervalo dos dos jogos.
Com gráficos excelentes e um mapa que reproduz vários biomas dos EUA, o game é simplesmente fascinante. Ele também conta com modo online, em que o jogador pode criar seu próprio pistoleiro. O game tem versão para PC, PS4 e Xbox One.
1 – Grand Theft Auto V
Lançado em 2013, “GTA V” é o “Titanic” dos games. O título vendeu mais de 100 milhões de cópias, 11 milhões no dia do lançamento, quando arrecadou US$ 800 milhões. No terceiro dia de vendas já acumulava US$ 1 bilhão. No ano passado, o game rendeu outro bilhão de doletas aos cofres da Take Two Interactive.
Todos esses números são justificados por uma game excepcional. O modo campanha coloca o jogador no controle de três personagens: Michael, Franklin e Trevor. O trio se envolve em inúmeros crimes por Los Santos.
Com um mapa colossal, centenas de músicas, incontáveis carros e armas, o jogador pode comprar propriedades, mudar completamente o visual dos personagens entre um crime e outro.
O game ainda conta com o excelente “GTA Online”, que cria um mundo próprio em que o jogador constrói seu próprio império do crime. O modo multiplayer tem uma média de 100 mil jogadores ativos por mês, mesmo depois de quase 10 anos.
O jogo tem versões para PC, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e terá edições atualizadas para PS5 e Xbox Series X/S, que chega em novembro.
Uma boa dica. Sleeping Dogs é muito maneiro!
Um jogo legal e barato nesse estilo é Sleeping Dogs.