Games com personagens Disney bombaram nas gerações 8 e 16 bits, com games memoráveis
Marcelo Jabulas | @mjabulas – Conversando durante o café sobre o protocolo de atendimento da Disney, que muitos chamam de “Técnica de Encantamento Disney”, conversamos como a indústria de Mickey Mouse consegue manter um padrão de excelência de atendimento. Nunca fui a um parque Disney, mas até mesmo os mais céticos e críticos voltaram de lá literalmente encantados.
CONFIRA AQUI:
- Capcom reedita seis games Disney do NES para PC, PS4 e Xbox One
- Aladdin é ótimo no Mega Drive, mas terrível no NES
- Review: Castle of Illusion Starring Mickey Mouse
A Disney renovou suas franquias, apostou em novos personagens e adquiriu novos estúdios. E em todos estes anos sempre andou de mãos dadas com a indústria de games. Hoje há games de séries como “Toy Story”, “Carros” e “Wall-E”, oriundos da Pixar. Mas no passado, foram jogos inspirados nos desenhos animados que fizeram sucesso nos consoles 8 e 16 Bits.
10 Games Disney da Nintendo e Sega
Os games com personagens como Mickey, Donald e Tio Patinhas surgiram no início dos anos 1980. Mas personagens de longas-metragens da Disney também tiveram seu espaço. Muitos deles considerados como uns dos melhores de suas gerações. Confira
10. The Little Mermaid (NES)
O game da “Pequena Sereia” estreou junto do filme de animação. Neste game, o jogador assume o papel de Ariel. O game é na verdade um jogo de tiro. A sereia mergulha pelo oceano disparando escamas, bolhas e outros tipos de munição contra inimigos marinhos. Apesar de fugir completamente da dramaticidade do filme, o game diverte pelo desafio.
9. Disney’s Aladdin (SNES)
“Aladdin” é considerado com um dos grandes títulos de sua época. A versão para Super Nintendo foi desenvolvida pela Capcom, enquanto as edições para Mega Drive e NES ficaram a cargo da Virgin Games. Apesar do nome e roteiro semelhante, a edição para o 16 Bits da Nintendo é o máximo. O game com estilo plataforma oferece excelentes gráficos, qualidade de áudio infinitamente superior e jogabilidade impecável, com movimentação sofisticada. Imperdível!
8. Duck Tales (NES)
Tio Patinhas teve sua chance nos games com “Duck Tales”, inspirado na série de TV. Nesse game, Tio Patinhas e seus sobrinhos precisam recuperar a Moedinha Nº 1, que foi roubada pelos Irmãos Metralha e entregue à Maga Patalógica. Com estilo plataforma, Tio Patinhas precisa usar sua bengala para derrotar inimigos e ganhar impulso nos saltos. O título recebeu uma edição remasterizada para PS3, Xbox One e Nintendo Wii U.
7. Chip ‘n Dale: Rescue Rangers (NES)
Tico e Teco deixaram de apenas atazanar a vida do Pato Donald e se tornaram detetives. As aventuras da dupla de esquilos rendeu um game que é considerado com um dos mais legais do NES. Nessa aventura, o jogador pode escolher comandas qualquer um dos irmãos. Produzido pela Capcom, o jogo tem ótimos gráficos, bastante fieis ao desenho animado, é um título desafiador.
6. The Lion King (SNES)
Outro medalhão que até hoje é adorado por quem jogo nos anos 1990. O game chegou no embalo do longa-metragem e o jogador assume o papel de Simba. Distribuído pela Virgin Games, o título teve edições para diversos consoles, mas foi no SNES que teve sua melhor edição. O game tem boa jogabilidade e trilha sonora. Com estilo plataforma, o pequeno Simba segue as locações do filme, rugindo e pulando sobre os bichos que aparecem no caminho.
5. Fantasia (Mega Drive)
A animação “Fantasia” é considerada uma obra de arte. Lançado em 1940, a produção trazia o Mickey feiticeiro numa trama adornada por composições eruditas. Em 1991, A Sega publicou “Fantasia” para o Mega Drive. O objetivo de Mickey é recuperar as notas da partitura e reconstruir as músicas. Trata-se de um dos jogos mais difíceis publicados para o console japonês. Mas é um game que vale a pena pelo refinamento gráfico e trilha sonora.
4. Goof Troop (SNES)
Pateta sempre foi um personagem ofuscado pelo brilho de Mickey e Donald. Mas tele teve sua vez nos games e merece figurar na lista dos 10 jogos Disney. Este divertido game de aventura tem como base quebra-cabeças e combinações de elementos em cenários que parecem labirintos. “Goof Troop” permite dois jogadores simultâneos que precisa atuar de forma cooperativa para vencer os obstáculos. Vale a pena jogar.
3. Castle of Ilusion: Starring Mickey Mouse (Master System)
Mickey protagonizou um dos games considerados os mais legais entre as produções Disney. A edição para Mega Drive, publicada em 1990, foi um dos grandes títulos do console. Mas o game também recebeu uma versão para Master System. A ordem das fases era a mesma, mas com significativa simplicidade gráfica. No game, Mickey entra num castelo mágico para resgatar Minie. Cada fase leva o ratinho para um mundo diferente. Depois de coletar todas as pedras, Mickey abre a passagem para a torre da bruxa. O game é tão legal que a Sega lançou um remake para PC, Xbox 360 e PS3 em 2013.
2. Darkwing Duck (NES)
“Darkwing Duck” foi uma série de TV lançada em 1991. Era uma espécie de Spin-off de “Duck Tales” que passou despercebida no Brasil. Mas nem por isso ficou de fora de nossa lista de 10 games Disney. No game, o jogador assume o papel de Drake Mallard, a identidade secreta do herói mascarado. O game de ação do tipo plataforma tem bons gráficos e nível de dificuldade elevada. O herói tem diferentes opções de armas, mas o inimigos são implacáveis.
1. QuackShot: Starring Donald Duck (Mega Drive)
Existem games legais e games excepcionais. É o caso de “QuackShot”. Desenvolvido pela Disney Interactive é certamente o melhor game da lista (na minha opinião). E há como argumentar. O game coloca Donald numa cruzada pelo mundo em busca de um tesouro.
Na trama, o jogador deve percorrer as fases várias vezes e combinar elementos, num formato semelhante aos games de estilo Metroidvania. O game tem ótimos gráficos e excelente jogabilidade. Além disso, adiciona vários personagens do universo Disney, como João Bafo de Onça, Maga Patalógica, Professor Pardal, Pateta, dentre outros. É um game que merece ser jogador.